Exposição Bíblica do Livro de Malaquias

malaquiasQual era a situação do povo de Deus que vivia nos tempos em que a mensagem do profeta Malaquias foi dada por Deus?

Promessas de paz e prosperidade da parte de Deus que ainda não se cumpriram pois haviam inimigos cercando Israel. O templo não era maior e nem mais glorioso do que o de Salomão. Os sacerdotes mesmo, demonstravam pouca reverência e respeito pelos sacrifícios e pelo culto a Deus… Enfim, este era o cenário quando a mensagem de Deus foi enviada por boca do profeta Malaquias.

O culto a Deus era frio e negligenciado por causa destes fatores externos, mas os quais não justificavam de modo algum o desprezo e frieza do povo em seu culto a Deus.

A grande lição do primeiro capítulo é que Deus ama o seu povo. Ainda que o povo de Israel, que voltou do cativeiro a cerca de cem anos, duvidasse do cuidado e amor de Deus perguntando “em que nos tens amado?”; o SENHOR inicia sua repreensão ao seu povo com uma clara declaração de amor.

Ao falar de Esaú, Deus disse que Esaú edificava com esforço mas Deus não permitiria que permanecesse. Quantas vezes ele edificasse, quantas vezes Deus o arruinaria.

Com Israel a situação era contrária pois, quantas vezes os inimigos de Deus destruísse Sua cidade e seu povo por causa de seus pecados, quantas vezes seria edificada a cidade do SENHOR e o Seu povo. Os inimigos de Deus fariam eternamente força para ficarem de pé, mas o SENHOR sempre os manteria derrubados, todavia enquanto os inimigos de Deus fariam força para manter Israel derrubado, o SENHOR sempre o manteria em pé.

Nesta quarta-feira continuaremos nossa leitura de Malaquias 1.6 a 14. Você é nosso convidado.

Anúncios

Faça seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: