5 Princípios Básicos da Reforma Protestante

Sola_PM_blogQuando comparamos o estado atual da Igreja Brasileira, a didática do púlpito, o conteúdo das pregações, também a forma de pensar e agir dos crentes, não resta dúvida de que os “Cinco Solas” da Reforma devem ser reapresentados à Igreja urgentemente. Mesmo que pastores, profetas e apóstolos contemporâneos julguem princípios ultrapassados e antiquados.

A Reforma protestante foi a mão de Deus fazendo com que as trevas que cobriram por longo tempo as verdades Bíblicas fossem dissipadas. Esses cinco princípios básicos foram o instrumento de Deus, como Sua mão, regendo a obra de salvação e libertação do paganismo cristão institucionalizado. Estes princípios são:
1) Somente a Escritura
2) Somente a Graça
3) Somente a Fé
4) Somente Cristo
5) Glória somente a Deus

1 – SOLA SCRIPTURA

Nossa ÚNICA regra de fé e ensino. Somente a Bíblia é a Palavra de Deus para a Igreja hoje. A autoridade dos servos de Deus como pastores, evangelistas, mestres não deve nunca ser negada porém esta autoridade estará sempre sujeita à revelação da Bíblia. Não há costumes, tradição, revelação ou qualquer outro elemento acima da Escritura em ensinar a Igreja e o caráter e ações de Deus. Somente a Escritura é a Palavra de Deus. Deus não está calado hoje, mas a Sua voz é inconfundível na Sua revelação escrita que é a Bíblia. Toda direção e revelação atual estará subordinada à Bíblia.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
2 Timóteo 3:16-17

2 – SOLA GRATIA

Somos salvos unicamente pela graça de Deus, que nos regenera e produz a fé em nossos corações. Não é fruto de algo que temos em nós mesmos ou de nossas obras, mas unicamente do agir de Deus em nossas vidas, de modo que não temos mérito algum.
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;não por obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2:8-9

3 – SOLA FIDE

Somos justificados somente pela graça, por meio da fé, por causa de Cristo. A fé é a única condição para que sejamos salvos, e ela mesma nos é concedida pelo próprio Deus. Pela fé recebemos a justiça de Cristo e somos reconciliados com Deus.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16

4 – SOLUS CHRISTUS

Só há salvação em Jesus Cristo, e não há nenhum outro meio pelo qual o homem pode ser salvo. A sua obra é suficiente e definitiva para a salvação do homem. Cristo deve ser o centro e objetivo da vida cristã, o objeto da nossa esperança e satisfação. A própria Bíblia deve ser lida pela perspectiva de Cristo, ele é o tema central do Antigo e do Novo Testamento.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Atos 4:12

5 – SOLI DEO GLORIA

O propósito do homem é glorificar a Deus com sua vida, de modo que tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. Essa é a função da Igreja, refletir a glória de Deus em um mundo caído, através de suas ações, ensinos e postura diante das pessoas. O evangelho não é centrado no homem, mas em Deus.
“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”
Romanos 11:36

Infelizmente, o movimento evangélico atual de forma geral tem se afastado cada vez mais desses princípios. A Bíblia tem sido trocada pela autoridade de “apóstolos” e “profetas” que oferecem uma espiritualidade baseada em frases de efeito e músicas de sucesso, mas não na Palavra. O homem muitas vezes se torna o centro, negando a centralidade de Cristo e a suficiência do seu sacrifício, enfatizando apenas as bênçãos e o que Deus pode fazer para agradar o homem. Mas ainda existem as igrejas sérias, onde os princípios bíblicos ainda são mantidos. Precisamos orar e trabalhar para que a igreja brasileira se volte para esses valores, e para isso, é importante conhecer a nossa história e aquilo em que cremos como protestantes.
Recomendamos também a leitura desse e-book do Voltemos ao Evangelho: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2010/11/5-solas-e-book-completo-bonus-especial/#axzz2AMoPVz7Q
Anúncios

Faça seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s