Graça Preveniente não é Graça Comum

Sola GraciaGraça preveniente é uma teologia cristã enraizada em Agostinho de Hipona.1 Ela é abraçada primeiramente pelos cristãos arminianos que são influênciados pela teologia de Jacó Armínio ou John Wesley. Wesley tipicamente referiu-se a ela na linguagem do século XVIII como graça preventiva. Em português moderno, a frase graça precedente deve ter um significado similar.

Graça preveniente é divina graça que precede a decisão humana. Ela existe antes de e sem referência a qualquer feito humano. Como os homens foram corrompidos pelo efeito do pecado, a graça preveniente permite as pessoas exercerem o seu livre-arbítrio dado por Deus, podendo então, escolher a salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo ou rejeitar a oferta salvífica. Agostinho disse que a graça preveniente não pode ser resistida, arminianos wesleyanos acreditam que ela permite, mas não assegura, a aceitação pessoal do dom da salvação.

Livro de Disciplina da Metodista Unida (2004) define graça preveniente como, “… o amor divino que cerca toda humanidade e precede cada um de, e todos, os nossos impulsos conscientes. Essa graça proporciona o nosso primeiro desejo de agradar a Deus, o nosso primeiro vislumbre de entendimento sobre a vontade de Deus, e a nossa ‘primeira breve convicção’ de ter pecado contra Deus. A graça de Deus também desperta em nós um ardente desejo de libertação do pecado e morte, assim como nos leva ao arrependimento e a fé.”2

Igreja do Nazareno fez da graça preveniente um dos seus dezesseis “Artigos de Fé”, podendo ser encontrada em seu Manual.3 O Manual da Igreja do Nazareno declara o seguinte sobre o assunto:

Cremos que a criação da raça humana à imagem de Deus inclui a capacidade de escolher entre o bem e o mal e que, assim, seres humanos foram feitos moralmente responsáveis; que pela queda de Adão se tornaram depravados, de maneira que agora não são capazes de se voltar e se reabilitar pelas suas próprias forças e obras, e, desta forma, renovar a fé e a comunhão com Deus. Mas também cremos que a graça de Deus mediante Jesus Cristo é dada gratuitamente a todos os seres humanos, capacitando todos os que queiram converter-se do pecado para a retidão, a crer em Jesus Cristo para perdão e purificação do pecado, e a praticar boas obras agradáveis e aceitáveis à Sua vista..3

Em Armínio[editar]

Armínio afirmou a depravação total, mas acreditava que somente a graça preveniente permitiria que os homens escolhessem a salvação:

Concernente a graça e livre-arbítrio, isto é o que eu ensino conforme as Escrituras e o consentimento ortodoxo: o livre-arbítrio é incapaz de iniciar ou aperfeiçoar alguma bondade verdadeira e espiritual, sem a graça… Essa graça [prœvenit] vem antes, acompanha, e segue; anima, assiste, opera em nossa vontade, e coopera para que a nossa vontade não torne-se vã.4

Na Escritura[editar]

As partes usadas das Escrituras que dão suporte a doutrina incluem as passagens abaixo:

  • Jeremias 1:5 (ARA): “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei…”
  • Jeremias 31:3 (TB): “…Com amor eterno te amei, portanto com benignidade te atraí.”
  • Ezequiel 34:11, 16 (ARA): “Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.…A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei…”
  • Lucas 19:10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”
  • João 6:44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer…”
  • Romanos 2:4: “…a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento…”
  • Filipenses 2:12-13: “…desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”
  • I João 4:19: “Nós amamos ele, porque ele nos amou primeiro.” (Fonte: Wikipédia)
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